Música para filmes de terror

1280x720-LYC

É meia noite. Estás em casa, sentado no sofá com uma manta por cima. Lá fora chove torrencialmente e, aqui e ali, ouves um trovão e vês o relâmpago lá o fundo, pela janela.

Na tua sala ouve-se apenas o som do mastigar de pipocas enquanto vês aquele filme assustador que ainda não tinhas tido coragem para ver sozinho. Não consegues evitar estar desconfortável, apesar de seres adulto e não acreditares nessas coisas de fantasmas e assombrações ou o que for. Mas estás desconfortável. E sabes porquê?

Grande parte desse desconforto deve-se com certeza à banda sonora do filme que estás a ver. Já pensaste nisso? Muitas vezes, os filmes não são propriamente assustadores mas a música está feita de tal maneira que te consegue passar aquela sensação de calafrio, consegue manter-te em stress ao longo de todo o filme. É verdade ou não é?

Apresento-te a Máquina da Apreensão… um instrumento musical (na verdade, um combo de vários instrumentos) criado especialmente para fazer música “terrorífica”. E realmente atinge o objectivo.

Ora vê o filme. Desafio-te a fazê-lo à meia-noite, numa noite de tempestade, sozinho em casa e às escuras. Vê lá se não dás por ti meio assustadiço quando se ouvir algum barulho suspeito na cozinha, antes de te lembrares que provavelmente é o gato.

Será mesmo?

1 Comment

  1. Olá!
    Eu confesso que o género de terror, é de todos, o que menos gosto.
    Mas sem dúvida nenhuma que a música influência e muito o que sentimos durante um filme.
    Consegue até enaltecer momentos e servir como narrador da história.

    Adoro uma boa bandas sonora… mas, apesar de achar o instrumento que partilhaste conosco muito curioso, deixo a secção do terror para os verdadeiros fãs dela. = )

    Beijinhos
    Eva

Deixar uma resposta