Pedro e Inês estreia hoje nos cinemas

Hoje é provavelmente um dos dias mais importantes da minha carreira e quero partilhá-lo contigo. “Pedro e Inês”, o meu querido filme,  estreia hoje em 50 salas por todo o país.

Acabámos de rodar o filme há mais ou menos um ano, em Coimbra. Filme que é adaptado do livro da Rosa Lobato Faria “A Trança de Inês”, onde a Rosa partiu de uma das maiores histórias de amor do nosso país (senão a mais grandiosa) – a história de D. Pedro de Portugal e de Dona Inês de Castro.

Eu tenho o privilégio de interpretar Pedro e esta personagem é provavelmente o maior desafio da minha carreira. Digo isto porque dificilmente vou ter um desafio tão rico – no mesmo personagem, a contar a mesma história, existe o presente, o passado, o futuro. Três linhas temporais paralelas ou que são no fundo a mesma, conforme a interpretação que faças. No presente, o Pedro é internado  num hospital psiquiátrico, o que por si só foi uma realidade muito desafiante ao nível do meu trabalho como actor, e o mesmo posso dizer da narração do filme.

É um trabalho muito, muito, muito especial para mim. O filme vai para as salas e tu podes vê-lo. Sinto que desde o início desta história que estava à espera deste momento – o dia em que podia partilhar contigo este meu trabalho pelo qual tenho tanto carinho.

Queria também dizer-te que, para o cinema português, os primeiros dias em que um filme está nas salas são muito importantes – neste caso, a quinta, sexta, sábado e domingo. Se o filme não fizer bons números de expectadores nestes quatro dias, na segunda semana já é retirado de algumas salas. A concorrência é feroz. Por isso é que tenho pedido tanto e dito tantas vezes que O FILME PRECISA MUITO DE TI.

Vale o que vale este meu apelo, mas peço-te do fundo do coração que dês uma oportunidade ao nosso cinema, ao cinema português e a esta história que é tão nossa. Se eu puder ter alguma influência nessa decisão, vão às salas ver o filme. Se não gostarem. destruam-nos com a vossa crítica. Se gostarem, elevem-nos com o vosso elogio. Mas por favor, vão e dêem-nos esse feedback que é tão importante para nós – para mim, para a equipa que fez este filme e para o futuro do cinema em Portugal. Para se poderem continuar a fazer coisas nossas e em português.

Deixo-vos muitas, muitas fotografias dos tempos de rodagem, alguns frames do filme e fico ansiosamente à espera da vossa opinião sincera.

Escolhi este dia para estar de volta ao blog por ser um dia tão especial e um momento tão importante na minha vida. Conto contigo.

Pedro e Inês Pedro e Inês Pedro e Inês

LISBOA Cinema City Classic Alvalade | Cinema NOS Amoreiras | Cinema NOS Colombo | Cinema City Campo Pequeno | Cinema City Allegro Alfragide | UCI El Corte Inglês | UCI Dolce Vita Tejo
LOURES Cineplace LoureShopping
CASCAISCinema da Villa | Cinema NOS Cascaishopping | Cinema City Beloura
SINTRA Forum Sintra
ALMADA Cinema NOS Almada Fórum
SETÚBAL Cinema City – Alegro Setúbal
MONTIJO Cinema NOS Fórum Montijo
LEIRIA Cinema City – Leiria
MARINHA GRANDE Teatro Stephens
FIGUEIRA DA FOZ Cinema NOS Foz Plaza
POMBAL Pombal Shopping
FUNCHAL Cineplace MadeiraShopping
CALDAS DA RAINHA Cineplace La Vie Caldas da Rainha
COIMBRA Alma Shopping
PORTO UCI Arrábida | Cinema NOS Alameda Shop e Spot | Cinema Trindade
MATOSINHOS Cinema NOS Norte Shopping
GONDOMAR Cinema NOS Parque Nascente
BRAGA Cinemas NOS Braga Parque | Cineplace Nova Arcada
CASTELO BRANCO Cinebox Alegro Castelo Branco
VISEU Cinemas NOS Fórum Viseu
VILA REAL Cinema NOS Nosso Shopping
GUIMARÃES GuimarãeShopping
COVILHàCineplace Serra Shopping
ÉVORA Cinema NOS Évora Plaza
FARO Cinema NOS Fórum Algarve
PORTIMÃO Algarcine Cinemas de Portimão | Cineplace Portimão
GUIA Cineplace AlgarveShopping
ABRANTES Cinema Millenium Abrantes
LAGOS Algarcine Cinemas de Lagos
PONTA DELGADA Cineplace Parque Atlânticos

4 Comment

  1. Lucia says: Responder

    Vou ver no sábado no cinema Trindade no Porto. Espero ter a oportunidade de lhe dar os Parabéns!

  2. Rosario simoes says: Responder

    Boa, estás de volta!!! Muito sucesso para este filme que só poderei ver em 2019 aqui em frança. Que tenhas mais oportunidades de mostar o teu trabalho ( o teu negocio ) como dissestes um dia. 😘

  3. Olá.
    Desde que sou tua fâ, sempre te ouvi dizer que querias muito fazer um filme. Que era um sonho que querias ver concretizado um dia. Por isso, quando soube que ias fazer “Pedro e Inês”, decidi comprar o livro. Li “A Trança de Inês” em algumas horas e logo entendi que seria algo especial. Esta história de amor é uma das minhas partes favoritas da história de Portugal.^^

    Sou apenas espectadora e como tal, não sinto que posso avaliar/criticar o teu trabalho de uma forma técnica, afinal, quem sou eu para o fazer. Deixo isso para quem sabe…
    Mas o que eu posso fazer é dizer-te o que me vai fazer sentir.
    Se eu acreditar, se eu “entrar” dentro do mundo perdendo-me na história, eu vou sentir a verdade de cada sentimento e de cada palavra. E se isso acontecer é porque tu fizeste um excelente trabalho. Tu e o resto da equipa, claro!

    Com cada projecto que tu já fizeste, eu digo sempre que estou a arrebentar de orgulho… e estou! Afinal são muitos anos e é um privilégio poder dizer que tenho acompanhado a tua evolução como actor. E sinto que este filme é um grande pico da tua carreira.
    Hoje à noite vou ver o filme…
    Estou ansiosa e um pouco preocupada, porque se já me emocionei a escrever este texto… nem quero imaginar depois de ver o filme!

    Este projecto vai-me deixar ainda mais orgulhosa de ser tua fã!
    Como não te posso, pessoalmente, dar um abraço depois de ver o filme, considera esta mensagem o abraço mais apertado do mundo.

    Beijinhos
    Eva Araújo

  4. Vera says: Responder

    Já vi o filme e adorei. Achei tudo bem feito, os cenários, o guarda-roupa, a fotografia, etc. Em alguns momentos achei a narração desnecessária mas percebo que seja mais fácil para quem não leu o livro entender. Também gostaria de lhe dar os parabéns pelo seu desempenho. Não é fácil fazer de louco e sobretudo ter um olhar ausente.

Deixe uma resposta