Quando elas estão a falar chinês…

Tudo começa na primeira consulta, em que o médico e a futura mãe do teu filho começam a falar numa língua que, por mais que soe a português, tu não compreendes – parece que fazem de propósito para te pôr à parte, qual estrangeiro num país longínquo em que toda a gente fala Chinês.

Chegas a casa e, cheio de bons intenções, tentas perceber aquela conversa da qual não pescaste nada. Afinal, que história é esta das semanas?

– Diogo, é muito simples. Tu começas a contar as semanas a partir da tua última menstruação. Eu estou grávida de 6 semanas, mas na verdade é possível que só esteja por exemplo há 4. Mas como contas a partir da última menstruação, são 6… Percebes? 

… Não. Parece que gostam de complicar. Se são 4, porque é que não dizemos 4? Fiquei na mesma.

A história repete-se quando perguntas a uma amiga, também ela mãe, “que idade tem a criança?”

– A Maria tem 16 meses…

Vamos lá ver uma coisa. A tua amiga de certeza que sabe que o seu filho tem, na verdade, 1 ano e 4 meses. Mas insiste em obrigar-te a fazer uma rápida conta de cabeça. Porquê? Será também instinto de mãe querer promover a matemática?

A minha questão é simples. A partir de que altura é que as crianças deixam de ter meses e passam a ter anos? Quando é que começamos a ter idade, afinal?

4 Comment

  1. Kássia Santos says: Responder

    Bom eu deixei de vontar os meses do meu filho quando ele fez 3 anos!

  2. Ana Matos says: Responder

    Eu a partir dos 2 anos deixou de ser em meses.
    Bjs

  3. Ana Catarina says: Responder

    Deixei de contar a partir de 1 ano, para mim desde o momento em que faz 1 ano já não faz sentido falarmos em meses.. 🙂

    Parabéns pelo blog está muito giro!!

  4. Cláudia Fernandes says: Responder

    A quem diga que a partir dos 2 anos deixam de ser bebés, e por isso passa a contar em anos. 2 Anos daí para a frente sempre a somar ano após ano.

Deixe uma resposta