Rituais de Natal

picture1

Tenho uma família muito grande…muitos netos, muitos primos, muitas tias, muito tudo. É difícil juntarmo-nos todos durante o ano e por isso, quando chega o Natal, a expectativa é elevada. Vamos todos para Santa Comba Dão e o Natal para mim é isso mesmo, é “reunião familiar”.

Como em todas as famílias, há rituais a cumprir. A minha avó sempre gostou de juntar os netos para fazer a árvore de natal e o presépio. Este ano tive uma felicidade enorme de poder passar este ritual ao Mateus, vê-lo com o brilho nos olhos enquanto abria as caixas de enfeites e da própria árvore. Pensar que há alguns anos era eu a criança feliz a brincar com enfeites de Natal, enquanto a minha avó provavelmente pensava exactamente o mesmo que eu pensei este fim-de-semana, quando fiz a árvore com a Vera e com o Mateus. No meio disso tudo, ver a personalidade irreverente dele a dar de si, a querer pôr as bolas de natal como se fossem brincos, a ser criativo com todos os objectos da árvore.

É incrível partilhar estas tradições e pensar que se calhar, daqui a uns anos, o Mateus vai também ele passar isto aos filhos dele.  E aqui vejo a magia do Natal na sua verdadeira essência.

picture2 picture3 picture4

3 Comment

  1. Olá!
    O Natal é isso mesmo. Estar junto da família e de todos aqueles que amamos.
    Sinto sempre muito nostalgia nesta época, acho que é porque o nosso coração está mais receptivo neste quadra.

    Feliz Natal para a família Amarela
    Beijinhos
    Eva

    PS: A vosso ávore está linda!

  2. Ana Morgado says: Responder

    Ainda bem que as tradiçoes mantém- se . Tudo fica mais magico na presença de uma criança. Toda a sua inocência é genuina. Esta época é só saboreada se baseada nos valores familiares. Continuam a apostar nestes valores é fundamental. Boas festas 💛 💛 💛🎄

  3. Luisa silva says: Responder

    Diogo o que sentiste com o teu menino eu senti exatamente o mesmo com o meu embora o meu seja mais velho mas a sensação é a mesma, é maravilhoso ve lo a procurar as bolas, e os restantes enfeites e olhar para ele e pensar que um dia será a vez dele fazer com os seus filhos. E realmente uma sensacao maravilhosa. Beijinhos para ti e tambem para o teu lindo menino

Deixe uma resposta